dezembro 17, 2014

Matatona Literária #EuTôDeFérias Livro 03: As Vantagens de Ser Invisível - Stephen Chbosky


Nome da Obra: As Vantagens de Ser Invisível
Nome Original: The Perks Of Being a Wallflower
Autor: Stephen Chbosky
Editora: Rocco
Páginas: 223
Classificação: 

Hey, galera!
Finalmente, a terceira resenha da maratona está saindo! Mais um livro amado, que dessa vez entrou para a lista de melhores do ano, com toda certeza.
O livro é em formato de cartas, escritas por Charlie, nosso protagonista. Ele não deixa claro para quem escreve, porém fica muito feliz de contar sua história, e alerta que os nomes foram trocados para preservar a imagem de quem fosse citado ali, pois ele quer que o seu amigo, destinatário que está lendo, apenas conheça sua história, sem julgar as pessoas reais por trás de cada personagem.
Naquela folha de papel Sam escreveu: "Escreva sobre mim de vez em quando." E eu datilografei só isso para ela, de pé, ali no seu quarto:
"Vou escrever." (Página 79)
Charlie se sente só, pois perde pessoas que o entendiam e também por não ter amigos no ensino médio, até que num jogo de futebol, conhece Sam e Patrick, veteranos da escola em que ele estuda.
Sam e Patrick, conseguem ajudar Charlie a acreditar em si mesmo, e outra pessoa também muito importante no crescimento pessoal dele, é seu professor de Inglês Avançado, dando livros para ele fazer trabalhos e desenvolvendo sua habilidade intelectual.
...exceto um monte de estrelas brancas, que são mais brilhantes que qualquer coisa, mas não ferem os olhos. Era imenso, aberto e delicadamente quieto, e eu me senti muito pequeno. (Página 105)
Charlie está descobrindo o mundo, e divide com o amigo suas primeiras experiências com amigos, namorada, família, e como ele lida com alguns assuntos polêmicos, como o suicídio, abuso, violência, e homossexualismo.
Porque eu acho que todos nós nos esquecemos às vezes. E eu acho que todo mundo é especial à sua própria maneira. É o que eu penso. (Página 192)
Eu fiquei mais apaixonada ainda pela história, como já tinha assistido o filme antes, só deu pra amar mais. Gastar 22 post-its com marcações em um livro só não é fácil, então só me resta recomendar muito essa maravilha! <3
Então, acho que somos quem somos por várias razões. E talvez nunca conheçamos a maior parte delas. Mas mesmo que não tenhamos o poder de escolher quem vamos ser, ainda podemos escolher aonde iremos a partir daqui. Ainda podemos fazer coisas. E tentar ficar bem com elas. (Página 221)
Espero que tenham gostado! Me contem aqui em baixo o que vocês acharam do livro, e vocês que ainda não leram, me digam se pretendem ler!
Para quem não viu as duas primeiras resenhas da maratona: Livro 01 - O Oceano no Fim do Caminho, Neil Gaiman
Livro 02 - O Menino do Pijama Listrado, John Boyne
Beijos, e até a próxima resenha! <3
Tumblr | Instagram 

Comente com o Facebook:

2 comentários:

  1. As Vantagens também entrou para os melhores do ano, e da vida.
    Nunca me identifiquei tanto com um personagem como com o Charlie. Impossível não amar ele, o Patrick e a Sam. O filme também é perfeito!
    Adorei os quotes que você escolheu, li em pdf e por isso não marquei nenhum, mas li passagens ótimas que até hoje não esqueci.

    Adorei o post.
    Beijos
    http://umaleitoravoraz.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Com toda certeza também está nos melhores da vida! Também me identifico muito com o Charlie! <3
    Que bom que gostou, Gaby! Espero poder te ver mais vezes por aqui! <3
    Beijos <3

    ResponderExcluir