dezembro 15, 2014

Maratona Literária #EuTôDeFérias Livro 02: O Menino Do Pijama Listrado - John Boyne


Nome da Obra: O Menino do Pijama Listrado
Nome Original: The Boy in the Striped Pyjamas
Autor: John Boyne
Editora: Seguinte
Páginas: 187
Classificação: 

Hey, galera!
Finalmente a segunda resenha da maratona está saindo, e mais uma vez é de um livro que eu amei. É, a maratona está sendo maravilhosa!
A história se passa durante a segunda guerra mundial, por volta de 1943 e conta a história de Bruno, um garoto de nove anos, que por conta do trabalho do pai, tem de se mudar de sua casa de cinco andares (incluindo o porão, e um quartinho) que fica em Berlim, junto com os pais, a irmã, e os criados da casa, para um lugar totalmente isolado, com um campo de concentração ao longe, podendo ser avistado da janela do quarto do jovem rapaz.
E um pensamento final passou pela cabeça de seu irmão, enquanto ele observava as centenas de pessoas na distância prosseguindo com seus assuntos, e era o fato de que todos eles – os meninos pequenos, os meninos grandes, os pais, os avôs, os tios, as pessoas que vivem sozinhas nas ruas da vida e não parecem ter parentes – usavam as mesmas roupas: um conjunto de pijama cinza listrado com um boné cinza listrado na cabeça. 
“Que coisa incrível”, ele murmurou, antes de se voltar para o outro lado. (Página 40)
Bruno gosta de fazer explorações, e em sua antiga casa sempre encontrava algum esconderijo, algo novo conforme ia explorando, mas em sua casa nova ele não pode realizá-las. Ele vive entediado por não ter o que fazer, nem com quem conversar, e para passar o tempo gosta de ler livros de aventura, mas um dia, pela tarde, decide explorar a floresta atrás da casa, até chegar em uma cerca, onde conhece Shmuel, um garoto de nove anos, que veste um pijama listrado.
"Pensando bem", ele disse, olhando para Shmuel, "não importa se eu lembro ou não. Eles não são mais meus melhores amigos mesmo." Ele olhou para baixo e fez algo bastante incomum para a sua personalidade: tomou a pequena mão de Shmuel e apertou-a com força entre as suas.
"Você é meu melhor amigo, Shmuel", disse ele. "Meu melhor amigo para a vida toda." (Página 184)
A história consegue prender o leitor do início ao fim, contada de maneira simples e surpreendente de um olhar de uma criança. Conseguimos nos apegar cada vez mais a Bruno e a Shmuel de uma forma que conseguimos entender o sofrimento e as alegrias de cada personagem.
...quando um ponto na distância se transformou numa mancha que virou um vulto que virou uma pessoa que virou um menino de pijama listrado. (Página 168)
Foi meu primeiro livro do autor e já quero ler vários outros. O tipo de escrita adotada, de terceira pessoa, narrando os pensamentos de Bruno, ficou um pouco infantil, já que se trata de um garoto de nove anos, mas ao contrário do que muitos pensam, até mesmo a irmã do nosso protagonista, Gretel, não é por conta de sua idade que ele será menos inteligente que alguém de doze anos. Ele surpreende com seus pensamentos e conclusões que tira de cada situação vivenciada. Por ser uma criança, é claro que algumas coisas são bobas do ponto de vista de alguém mais velho, mas fazem todo o sentido para o leitor que está acompanhando a sua vida.
"Muito estranho", disse Shmuel. "Pois pode haver dúzias de meninos chamados Shmuel deste lado da cerca, mas acho que nunca conheci ninguém que fizesse aniversário no mesmo dia que eu."
"Somos como gêmeos", disse Bruno.
"É, um pouco", concordou Shmuel.
É uma leitura fácil e rápida. Confesso que se eu não tivesse assistido o filme antes, não teria certeza do que acontece no final, mas mesmo que você não tenha assistido o filme, dá sim para compreender o que o autor coloca ao fim de tudo. Não é uma história que possui detalhes sobre o Holocausto, mas sim da amizade entre dois garotos de mundos completamente diferentes, e que eu amo muito, então recomendo para todo mundo. <3

Espero que tenham gostado, e em breve sairão as outras resenhas da maratona!
Beijos! <3
Tumblr | Instagram

Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário