outubro 06, 2014

Resenha: Extraordinário - R.J. Palacio


Nome da Obra: Wonder (Extraordinário)
Autora: R.J. Palacio
Editora: Intrínseca
Páginas: 320
Classificação: 
Onde comprar: Americanas | Ponto Frio | Saraiva | Submarino

Olá, pessoas!
Hoje eu venho aqui fazer a resenha de um dos meus livros favoritos do coração <3 Foi o meu primeiro livro lido de 2014 (01/01/14) e o meu ano não podia ter começado com um livro mais extraordinário do que este, e também o primeiro que conseguiu arrancar lágrimas (é, é bem difícil me fazer chorar, ou pelo menos era).
Acredito que todo mundo tem, ou já teve uma fase ruim na escola, ou por ser muito magro, ou por ser mais gordinho, ou por ser quieto de mais, tímido de mais, ou muito falante, por simplesmente ser quem realmente é. É algo um tanto quanto desagradável, certo? Agora imagine ter que passar por tudo isso com algum tipo de deformação facial. Essa é a vida de Auggie, o protagonista dessa nossa história. Ele nasceu com esse "problema", ou não é um problema, depende de como você enxergar.

"A única razão de eu não ser comum é que ninguém além de mim me enxerga dessa forma." - Página 11


August Pullman, um garotinho de 10 anos, que passou por inúmeras cirurgias, agora tem de enfrentar a escola, que até então era desconhecida pois foi educado em casa. 
Sua deformidade não é explícita no livro, pois segundo ele, não importa o que você imaginar, a 
aparência dele é pior, e o objetivo principal do livro não é fazer com que você consiga ver como o Auggie é, e sim como ele consegue ir se acostumando e lidando com as reações das pessoas ao vê-lo e como a vida de algumas pessoas são transformadas com a presença dele durante o livro. Acho que o leitor se torna uma pessoa que convive com ele todos os dias, porque é praticamente impossível terminar o livro sem soltar sorrisos e lágrimas (principalmente se você se identificar com algum trecho da obra), e ter uma visão diferente do mundo ao seu redor após concluir a leitura.
Outra coisa que é incrível no livro, é a família do Auggie, seus pais e sua irmã, que enfrentam essa situação da melhor maneira possível, e o apoiam nessa fase de superação e evolução.
Uma coisa interessante é que a história de August é contada de pontos de vista diferentes. Começando com ele, passando pela sua irmã e seus amigos a narrativa é construída de uma maneira inexplicável.

"August é o Sol. Eu, a mamãe e o papai giramos em volta dele. O restante de nossa família e de nosos amigos são asteroides e cometas flutuando ao redor dos planetas que orbitam o do Sol." - Página 89 (parte da irmã do Auggie, Via)

Durante seu período escolar, Auggie passa por uma transformação enorme em sua vida. No começo do ano letivo as pessoas de sua escola não queriam sequer encostar nele, mas no decorrer da história vemos como ele consegue ir conquistando seus amigos, apesar da maioria do ano não ter sido dos melhores.
O livro é uma obra que fala sobre esperança, e o famoso bullyng, que apesar de ser um assunto bastante polêmico, consegue ser abordado pela autora de uma forma leve, rápida e fácil, sem muitos desafios para o leitor.



A primeira resenha literária do blog (até que enfim). I hope you enjoyed!
Até o próximo post! Beijos, e vá ler um livro! <3

Comente com o Facebook:

3 comentários:

  1. Tenho esse livro e achei ótimo!
    http://toobege.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Nota 1000 para o livro e para o teu cantinho também!
    Gostei demais deste livro. até hoje me emociono quando lembro de August! Ele é fantástico né!

    Um beijinho pra ti!

    Vanessa Vieira
    Pensamentos valem mais que ouro

    ResponderExcluir
  3. Obrigada, Vanessa, que bom que gostou do meu cantinho! O Auggie é realmente muito fofo =3
    Beijos!

    ResponderExcluir