dezembro 10, 2014

Maratona Literária #EuTôDeFérias Livro 01: O Oceano no Fim do Caminho - Neil Gaiman


Nome da Obra: O Oceano no Fim do Caminho
Nome Original: The Ocean at The End of The Lane
Autor: Neil Gaiman <3
Editora: Intrínseca
Páginas: 205
Classificação: 

Hey, galera!
A minha primeira leitura da maratona foi concluída, e agora venho trazer a resenha para vocês, super ansiosa para continuar a leitura atual, O Menino do Pijama Listrado.
Comecei muito bem a maratona, já que me apaixonei pela escrita do Gaiman há algum tempo, e estava muito ansiosa para ler esse livro. Confesso que eu fiquei sem saber a classificação que daria para esse livro, pois achei que não tinha sentido o que era para sentir com esse livro até hoje de manhã, que fiquei com medo de pegar uma moeda que estava no canto da rua e ser atropelada. O livro não é para você ficar com medo de pegar moedas no chão, claro, mas ter medo da Ursula é um dos sentimentos que provavelmente terá ao lê-lo.
-Nada nunca é igual - respondeu ela. - Seja um segundo mais tarde ou cem anos depois. Tudo está sempre se agitando e se revolvendo. E as pessoas mudam tanto quanto os oceanos. (Página 185)
O autor escreveu Stardust, que virou filme, Coraline, que se tornou animação, e também Sandman, uma série de quadrinhos bem famosa, e sempre mescla com elementos de fantasia em seus livros.
O livro conta a história das memórias de um homem de quando ele tinha sete anos que retorna à sua vizinhança para um funeral, e continua descendo a rua até chegar ao final da estrada. Esse menino de sete anos, cujo nome não é mencionado, e morava com os pais e sua irmã mais nova, no interior da Inglaterra. Seus pais estão passando por dificuldades e precisam alugar um quarto da casa, e um desses hóspedes é um sul-africano  que perdeu dinheiro e comete suicídio dentro do carro da família. É aí que a escuridão vem à tona, e somos apresentados às moças Hempstock, Lettie, a garotinha de 11 anos, e a jovem e a velha senhoras Hempstock.
Seus olhos eram tão singulares. Eles me lembravam o mar, então a chamei de Oceano, e não saberia lhe dizer por quê. (Página 193)
De um lugar com o céu alaranjado, Ursula Monkton vem, usando o pé do personagem principal, e começa a amedrontar tanto nosso personagem, quanto nós, leitores. Nosso personagem tem os livros como forma de refúgio, e Ursula quer trancá-lo no porão da casa e privá-lo de todo esse mundo mágico. Me colocando no lugar desse personagem, não tem como não ficar com medo de que você fique preso em algum lugar sem poder ler um livro sequer.
Eu me perguntei, como frequentemente me perguntava quando tinha aquela idade, quem eu era e o que exatamente estava olhando para o rosto no espelho. Se o rosto para o qual eu olhava não era eu, e sabia que não era, porque eu ainda seria eu não importava o que acontecesse ao meu rosto, então o que eu era? E o que estava olhando?
Quanto ao título, eu achei muito amor, e depois que eu li e compreendi o motivo, só consegui amar mais o livro, o Neil, e a história.
O livro está super recomendado. Leiam e me digam o que acharam, e vocês que já leram, comentem aqui em baixo, o que acharam desse livro!

Beijos, e até o próximo post!
Tumblr | Instagram

Comente com o Facebook:

4 comentários:

  1. Oi, tudo bem?

    Eu já tinha visto algumas coisas sobre este livro, mas não sabia que o autor tinha escritos esses outros livros e gostei de saber.

    Esse livro está na minha lista de leitura e espero ler em breve e gostar tanto quanto você.

    Beijos.

    http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Ana!
      Experimente a escrita do autor, é maravilhosa, outro livro muito bom dele, de contos é "Coisas Frágeis", aqui no Brasil foi dividido em duas partes.
      Leia sim, depois me conte o que achou!
      Beijos! <3

      Excluir
  2. Esse livro é fantástico né?!
    É incrível como o Neil Gaiman consegue instigar e matar o leitor de aflição a cada virar de páginas!!
    O meu exemplar está repleto de post it, amei cada quote e ainda hoje eu peguei o livro para reler minhas passagens favoritas. Me deu ainda mais vontade de ler outras obras do autor depois desse livro incrível. Deu vontade de reler, de novo haha. Um dos meus livro favoritos, com certeza!
    Adorei o texto e as citações escolhidas :D

    Beijos!
    http://umaleitoravoraz.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi, Gaby *u*
    Ele escreve muuuito bem, e isso só impressiona cada vez mais! Eu comprei American Gods dele para ler, e estou muito ansiosa *u* ele é cheio de livros que eu fico com vontade de ler.
    Que bom que gostou do post, espero ver você aqui de novo!
    Beijos! <3

    ResponderExcluir