dezembro 22, 2014

Maratona #EuTôDeFérias Livro 04: 1984 - George Orwell


Nome da Obra: 1984
Nome Original: 1984 (Nineteen Eighty-Four)
Autor: George Orwell
Editora: Companhia das Letras
Páginas: 414
Classificação: 

Hey, galera!
A Primeira parte da maratona chegou ao fim nesse sábado (20), porém ainda restam as resenhas dos dois últimos livros lidos, que sairão até o dia 25, quinta-feira.
Hoje a resenha é do maravilhoso livro, 1984, do George Orwell, que foi um dos melhores livros da maratona, apesar de todos que postei até agora terem 5/5 de classificação. Essa maratona foi realmente maravilhosa!

O livro se passa num mundo caótico, numa sociedade distópica, em que Winston vive sua vida observada e comandada a todo instante pelo Big Brother. Um das maneiras da sociedade ser observada é através das teletelas, presentes em todo e qualquer lugar. Winston trabalha no Ministério de Verdade, fazendo com que o Partido seja infalível, falsificando todo documento escrito (inclusive livros :o) que possa comprometer a verdade criada.

Tratava-ser apenas de substituir um absurdo por outro. Quase todo o material com que lidavam ali era desprovido da mais ínfima ligação com o mundo real - faltava até o tipo de ligação contido numa mentira deslavada. (Página 55)
Um dia, pensando na frustração contra o sistema, o que é um crime, Winston nota Julia no trabalho, e receia que seja uma informante do Partido, porém descobre seus interesses por meio de um bilhete. Começando a se relacionar com ela, que é outro crime, sua revolta contra o Partido aumenta cada vez mais, e acredita que serão pegos um dia.
"Quem controla o passado controla o futuro; quem controla o presente controla o passado", rezava o lema do Partido. (Página 47)
Além de nos colocar dentro de uma crítica social, Orwell faz com que o leitor mergulhe num universo perturbador. O autor coloca de uma forma incrível em 1949, algo para acontecer em 1984 e que continua sendo uma verdade nos dias atuais. As consequências, o poder concentrado na mão de um ou de poucos, os medos, as manipulações, as vigilâncias. O livro não é de uma leitura fácil, já que exige uma mente um pouco mais crítica, como a do personagem principal. Foi minha primeira obra do autor, e vai entrar com certeza para a lista de melhores do ano. Acredito que tive um aproveitamento bom da leitura, e com certeza procurarei ler outras obras de Orwell.
O passado é tudo aquilo a respeito do que há coincidência entre registros e memórias. Considerando que o Partido mantém absoluto controle sobre todos os registros e sobre todas as mentes de seus membros, decorre que o passado é tudo aquilo que o Partido decide que ele seja. (Página 251)
Espero que tenham gostado, e até breve com a última resenha da maratona!
Beijos! <3
Não deixe de me acompanhar em tempo real nas redes sociais: Tumblr | Instagram

Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário